Curdos do Iraque iniciam votação para novo Parlamento


Bagdá, 21 set (EFE).- Os colégios eleitorais do Curdistão iraquiano abriram suas portas neste sábado para as eleições que vão renovar o Parlamento dessa região semiautônoma do Iraque, informou a imprensa local.

Cerca de 2,8 milhões de curdos estão aptos a votar e vão escolher os 111 deputados após quatro anos do governo de coalizão dos dois grandes partidos da região: o Partido Democrático do Curdistão (KDP) e a União Patriótica do Curdistão (UPK).

Além do KDP, liderado pelo presidente curdo, Massoud Barzani, e a UPK, que é comandado pelo presidente iraquiano, Jalal Talabani, uma terceira formação, a opositora Gorran (Mudança), tem grandes possibilidades de conseguir um bom resultado.

Nestas eleições, o KDP e a UPK se apresentam separadamente, o que aumenta as chances do partido Gorran, que já surpreendeu nas eleições de 2009.

O Gorran pode conseguir bons resultados em seu reduto de Suleimaniya, onde, além disso, a UPK se apresenta enfraquecida pela ausência de Talabani, hospitalizado na Alemanha há meses após sofrer um derrame.

Na quinta-feira passada, militares, policiais e outros funcionários do Ministério do Interior votaram antecipadamente, com participação de 93,9% dos eleitores, segundo dados oficiais.

Os colégios eleitorais abriram às 7h locais (1h de Brasília) e espera-se que os resultados sejam divulgados nos próximos dias.

O primeiro-ministro curdo, Nerchivan Barzani, do KDP, foi um dos primeiros a votar e garantiu que, independente de quem vai vencer as eleições, hoje é "um dia de sucesso para todos", pois este é mais um passo para se assegurar a democracia na região, informou a agência "Peyamner".

A atual Constituição iraquiana, aprovada em outubro de 2005, define o Iraque como um Estado federal e reconhece o governo regional do Curdistão e a Assembleia Nacional do Curdistão.

Esta região autônoma mantém relações tensas com o governo central de Bagdá, já que disputam a soberania de diversas regiões, entre elas algumas ricas em petróleo como Kirkuk.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos