Topo

Sobe para 123 o número de mortos após passagem de ciclones no México

24/09/2013 01h00

México, 23 set (EFE).- O número oficial de mortos por causa da passagem dos ciclones "Ingrid" e "Manuel" no México subiu para 123 e, além disso, há 33 feridos, disse nesta segunda-feira o secretário de Governo do país, Miguel Ángel Osorio Chong.

Em entrevista coletiva comandada pelo presidente Enrique Peña Nieto, acompanhado por outros secretários de Estado, Osorio afirmou que 59 mil pessoas estão desabrigadas em todo o país, das quais 39 mil continuam em abrigos comunitários.

Além disso, disse que continuam os trabalhos de contabilização de pessoas desaparecidas, mas não divulgou números. "Não vamos colocar nenhuma pessoa na lista dos mortos enquanto não for encontrada", disse o funcionário federal.

Por outro lado, assinalou que a Secretaria de Governo emitiu alertas de emergência para 312 municípios em 14 estados afetados pelas chuvas dos ciclones.

Em relação aos danos à infraestrutura, afirmou que milhares de imóveis foram atingidos e atualmente está sendo feita uma avaliação em cada estado para saber a quantidade de estradas e vias danificadas, e detalhou que o serviço de distribuição de energia foi restabelecido em mais de 95%.

O estado de Guerrero, no sul do país, foi o mais afetado. Lá ocorreu o deslizamento de um morro que soterrou cerca de 40 casas e outros imóveis em uma comunidade de cerca de 400 habitantes na região montanhosa do estado.

As autoridades reportaram 68 desaparecidos na comunidade, e até agora só foram encontrados cinco corpos das vítimas do desmoronamento.

O presidente Peña Nieto se reunirá de novo amanhã com funcionários do alto escalão do governo para realizar uma avaliação geral dos danos causados na semana passada pela passagem dos ciclones "Manuel" e "Ingrid".