Topo

Nobel Alternativo 2013 divide prêmio entre 5 vencedores

26/09/2013 11h47

Copenhague, 26 set (EFE).- A Fundação Right Livelihood Award premiou nesta quinta-feira com o chamado Nobel Alternativo 2013 o americano Paul Walker, o palestino Raji Sourani, o congolês Denis Mukwege e o suíço Hans R. Herren, além da Fundação Biovision.

Com tal premiação, o júri buscou reconhecer o trabalho de Walker contra as armas químicas, a luta pelos direitos humanos de Sourani e o ativismo contra a violência sexual de Mukwege, assim como o compromisso de Herren e da Fundação Biovision em assegurar uma provisão alimentícia sustentável.

Desta forma, os laureados terão que dividir em partes iguais os 2 milhões de coroas suecas (230 mil euros) do prêmio, que, por sua vez, visa reconhecer o trabalho social de pessoas e instituições de todo o mundo.

No caso de Paul Walker, o júri ressaltou "seu trabalho de forma incansável para que o mundo se livre das armas químicas", segundo a decisão anunciada hoje em Estocolmo.

Já Sourani, o primeiro palestino a levar este prêmio, acabou sendo reconhecido por "sua dedicação inquebrantável ao Estado de direito e aos direitos humanos sob circunstâncias excepcionalmente difíceis".

Além disso, o júri também reconheceu "o trabalho corajoso de auxiliar mulheres sobreviventes da violência sexual em tempos de guerra" ao justificar o prêmio concedido a Denis Mukwege.

O prêmio entregue a Herren também distingue "sua experiência e seu trabalho pioneiro de promover uma cadeia alimentícia global segura e sustentável".

Em comunicado, o diretor da fundação, Ole von Uexkull, ressaltou que os laureados deste ano asseguram os fundamentos da vida humana.

"Nos mostram que temos o conhecimento e as ferramentas para eliminar as armas de destruição em massa, assegurar o respeito pelos direitos humanos, acabar a guerra contra as mulheres no leste do Congo e alimentar o mundo com agricultura orgânica", assinalou.

O Prêmio ao Correto Modo de Vida (Right Livelihood Award), como a premiação realmente se chama, foi adotado em 1980 pelo escritor e ex-eurodeputado sueco-alemão Jakob von Uexküll. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no próximo dia 2 de dezembro no Parlamento sueco.