Topo

Francisco diz que Igreja está formada por pecadores, entre eles, papas

Na Cidade do Vaticano

02/10/2013 10h41

O papa Francisco disse nesta quarta-feira (2) que a Igreja Católica, que é santa, não rejeita os pecadores, entre os quais há homens e mulheres, assim como também cardeais e pontífices.

"Cristo amou a Igreja e deu sua vida por ela, para fazê-la santa", disse Francisco perante os milhares de fiéis que vão à audiência das quarta-feira.

O papa se referiu às dúvidas que surgem quando se pensa nas "dificuldades, problemas e momentos obscuros" que a igreja atravessou ao longo dos séculos.

Perante perguntas sobre "como pode ser santa uma Igreja feita de seres humanos, de pecadores? Homens pecadores, mulheres pecadoras, sacerdotes pecadores, freiras pecadoras, bispos pecadores, cardeais pecadores, papas pecadores. Como pode ser santa uma igreja assim?". Francisco respondeu que é santa porque "procede de Deus".

O pontífice argentino rejeitou a posição daqueles que, ao longo da história, afirmaram que "a igreja é só a igreja dos puros, daqueles que são totalmente coerentes, e que as outras pessoas devem ser afastadas".

"Isto não é verdade! Isto é uma heresia. A Igreja é santa e não rejeita os pecadores. Não rejeita a nós. Não rejeita porque chama a todos: acolhe, está aberta também aos mais distantes. Chama todo o mundo para se envolver pela misericórdia, pela ternura e a generosidade e o perdão do pai", afirmou.

Francisco convidou os presentes a se deixarem "contagiar pela santidade de Deus", lembrando que esta não consiste em fazer "coisas extraordinárias", mas em deixar Deus atuar e ajudar aos outros.