Topo

Rowhani diz que Irã não negociará direito de enriquecer urânio

Presidente do Irã disse que o direito de seu país enriquecer urânio é inegociável com o Ocidente - Atta Kenare/EFE
Presidente do Irã disse que o direito de seu país enriquecer urânio é inegociável com o Ocidente Imagem: Atta Kenare/EFE

Em Teerã

02/10/2013 15h18

O desenvolvimento de tecnologias nucleares civis e o enriquecimento de urânio no Irã não são negociáveis, disse nesta quarta-feira (2) o presidente iraniano, Hassan Rowhani, em declarações divulgadas pela agência de notícias "Isna".

"O princípio de tecnologia e o enriquecimento dentro do Irã não é negociável, mas é preciso discutir sobre as características disso; nosso princípio é deixarmos abertas as portas das usinas nucleares para a agência (internacional de energia atômica). Eles podem supervisionar", ressaltou Rowhani.

Rowhani também comentou as recentes declarações do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ao assinalar: "O fato de que um regime ocupante da região (Israel) falar com um tom incorreto sobre a República Islâmica do Irã não nos preocupa em nada. Não esperamos mais do que isso de Israel".

"Israel tem um forte lobby nos Estados Unidos; nós devemos cobrir a ausência nos Estados Unidos de um poderoso lobby do Irã e fazer algo para que alguns tentem expressar o pensamento e as ideias do Irã", acrescentou Rohani.

Segundo o presidente iraniano, seu país pretende explicar à opinião publica dos EUA que as reivindicações de Israel são incorretas.

Em todos os casos, Rohani assegurou que o Irã deu um importante passo neste aspecto, já que seu discurso em Nova York foi bem-sucedido, e expressou sua esperança em alcançar o fim das sanções "que impuseram injustamente" ao país nos passos seguintes.