Topo

Voos em Pequim são cancelados devido a nevoeiro e poluição

06/10/2013 03h27

Pequim, 6 out (EFE).- A alta poluição registrada em Pequim e o nevoeiro obrigaram o cancelamento de 13 voos neste domingo que iam sair da capital, além de forçar outros 29 a aterrissar em cidades próximas, informou a televisão estatal chinesa, a "CFTV".

As condições atmosféricas de Pequim e de outras regiões do norte da China se devem a um "denso nevoeiro", segundo a versão oficial, mas as medições do ar realizadas por outras fontes, como a Embaixada dos EUA na capital, indicam que a cidade se encontra em um nível de poluição "perigoso", por isso que pediu a seus cidadãos para não fazer atividades físicas ao ar livre.

Além do cancelamento de voos, também foram fechadas dezenas de estradas, entre elas algumas estradas que ligam Xangai a Pequim ou a Harbin, no norte da China.

As medidas coincidem com o sexto e penúltimo dia da Semana "Dourada" da China, durante a qual o país comemora o 64ª ano da fundação da República Popular, e no qual milhões de chineses começam a operação retorno.

Segundo a agência oficial "Xinhua", a visibilidade na capital é inferior aos mil metros no centro, enquanto no aeroporto a visibilidade se reduz para entre 250 a 500 metros.