Topo

Morre Mark "Chopper" Read, um dos criminosos mais famosos da Austrália

Em Sydney (Austrália)

09/10/2013 12h29

O famoso e impiedoso criminoso australiano Mark "Chopper" Read, cuja história foi levada ao cinema pelo diretor e roteirista Andrew Dominik, morreu nesta quarta-feira após uma longa batalha contra um câncer de fígado.

"Chopper", também reconhecido como um habilidoso escritor de textos de ficção, morreu aos 58 anos durante o tratamento oncológico que recebia no Hospital Real de Melbourne, informou a emissora local "ABC".

O criminoso que chegou a confessar o assassinado de 19 homens, embora tenha dito que só foram "seis ou sete" posteriormente, foi encarnado nos cinemas no ano 2000 pelo ator australiano Eric Bana.

Apesar de "Chopper" ter passado quase 24 anos de sua vida preso, ele nunca chegou a ser condenado pelo crime de assassinato.

De acordo com seu primeiro livro, "Chopper from the Inside", o criminoso teria pedido a um companheiro de prisão que lhe cortasse as orelhas com um canivete para que fosse transferido de pavilhão, versão que acabou sendo contrariada por ele mesmo em outra ocasião, quando disse que teve as orelhas cortadas após uma aposta.

Para o jornalista australiano Andrew Rule, um dos co-autores da biografia de "Chopper", a principal característica dele não era a de ter sido o maior ou o mais forte, mas "a de nunca ter temido consequências".

"Era um mago com as palavras e podia fazer rimas. Era uma espécie de rapper e um bom conversador", declarou Rule à rádio "ABC".

Mark "Chopper" Read iniciou sua trajetória no crime roubando traficantes de drogas e, depois, passou a se dedicar a sequestrar e assaltar criminosos que tinham fortes dívidas.

Por conta deste fato, "Chopper" se considerava um ícone nacional, uma espécie de Ned Kelly ou "Robin Hood" australiano, já que suas vítimas eram outros criminosos, segundo a agência local "AAP".