Malala e Dennis Mukwege estão entre favoritos ao Nobel da Paz


Copenhague, 10 out (EFE).- Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa de 16 anos baleada no ano passado por talibãs por defender a educação feminina em seu país, o médico congolês Denis Mukwege e o bispo mexicano José Raúl Vera López estão entre os favoritos a receber o Prêmio Nobel da Paz, que será anunciado nesta sexta-feira em Oslo.

Malala, que recebeu hoje o maior prêmio de direitos humanos da União Europeia, o Sakharov de Liberdade de Expressão, e acaba de lançar um livro em que conta sua vida, intitulado "Eu sou Malala", aparece como favorita nas casas de apostas e nos veículos noruegueses, embora alguns especialistas duvidem da conveniência em premiar uma adolescente, pela atenção mundial que a honraria proporciona.

"Só nos detemos nos critérios fixados pelo Nobel. É isso o que conta", disse, recentemente, o líder do Comitê do Nobel da Paz, Thorbjorn Jagland, ao ser perguntado se a pouca idade de Malala seria um problema.

Assim como nos anos anteriores, nomes como os da ativista russa Svetlana Gannushkina - fundadora da organização de direitos humanos Memorial -, Sergei Kovalev e Lilia Shibanova, além da advogada chechena Lidia Yusupova voltam a aparecer fortemente cotados.

A favor de Yusupova, assim como da ativista chinesa Rebiya Kadeer e do próprio José Raúl Vera López, está o fato de já terem recebido o prêmio de direitos humanos da fundação norueguesa Rafto Prize, concedido neste ano ao Centro de Direitos Humanos do Bahrein.

Ganhadores do Rafto como a ativista Aung San Suu Kyi, o ex-presidente do Timor-Leste José Ramos-Horta, o coreano Kim Dae-jung e a advogada iraniana Shirin Ebadi foram premiados, alguns anos depois, com o Nobel da Paz.

Contra os ativistas russos pesa que Thorbjorn Jagland não se importaria em contrariar as autoridades russas.

O professor emérito da Universidade de Massachusetts, conhecido por seu extenso trabalho sobre luta não-violenta, Gene Sharp, sua compatriota Betty Reardon, o cardeal nigeriano John Onaiyekan e a presidente da Comissão Afegã Independiente dos Direitos Humanos, Sima Samar, aparecem também como possíveis ganhadores do mais prestigiado prêmio do mundo.

A polêmica é uma constância para Jagland, como em 2009, quando concedeu o Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e no ano passado ao premiar a União Europeia, o que provocou protestos na Noruega.

Também estão entre os concorrentes o Wikileaks e seu fundador, Julian Assange, o presidente da Colômbia, José Manuel Santos; o presidente de Mianmar, Thein Sein, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton; o ex-técnico da CIA Edward Snowden e o soldado americano Bradley Manning.

O Comitê Nobel não divulga a lista de candidatos há 50 anos e o único que se sabe até agora é que neste ano existem 259 concorrentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos