Topo

Erupção de vulcão provoca evacuação de 18 mil pessoas na Indonésia

26/11/2013 08h51

Jacarta, 26 nov (EFE).- As autoridades da Indonésia informaram nesta terça-feira que 18 mil pessoas que vivem em um raio de cinco quilômetros ao redor do vulcão Sinabung, na ilha de Sumatra, foram evacuados após o registro de várias erupções desde o fim de semana passado.

O Conselho Nacional para Gestão de Desastres indonésio indicou em seu último relatório que 17.713 pessoas, ou 5.304 famílias de 17 povoados, foram realojados nos 31 centros de evacuação estabelecidos pelo governo local.

O Centro de Contenção de Desastres Geológicos e Vulcânicos elevou neste fim de semana o alerta pelo Sinabung de "Siaga" (Nível 3) a "Awar" (Nível 4, o máximo) devido aos "resultados das análises das observações visuais e sismológicas".

Ontem foram registradas seis novas erupções que expulsaram rios de lava até a um quilômetro e meio pela encosta da montanha e nuvens de fumaça até a dois quilômetros de altura.

Os especialistas advertiram as pessoas que se encontram na zona do Sinabung para o perigo de lava e de avalanches de terra devido à grande quantidade de cinza expelida pelo vulcão e ao país estar entrando em sua estação chuvosa.

A Indonésia se localiza sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão classificados como perigosos.

A erupção do Tambora, em 1815, sepultou com um manto de cinzas, lava e rochas 88.000 pessoas na ilha de Sumbawa, no sul do arquipélago indonésio.

O vulcão Krakatoa, uma ilha vulcânica entre Java e Sumatra, matou mais de 36.000 pessoas ao entrar em erupção e causar um tsunami em 1883.