Sobe para três o número de mortos em novo conflito no Líbano

(Atualiza número de vítimas)

Beirute, 30 nov (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram e 18 ficaram feridas, entre elas sete militares, em confrontos entre partidários e opositores do presidente sírio, Bashar al Assad, em Trípoli, no Líbano, ocorridos neste sábado.

As vítimas são uma criança de sete anos, um homem e uma mulher atingidos por balas de franco-atiradores, informou a Agência Nacional de Notícias (ANN). O número de vítimas pode aumentar, já que dois projéteis caíram nas proximidades de um mercado de trigo na área de Bakkar.

Os enfrentamentos envolvem milicianos de clãs rivais dos bairros de Bab el Tebaneh, de maioria sunita, e Jabal Mohsen, de maioria alauíta, respectivamente críticos e partidários do governo sírio de Bashar al Assad.

Em comunicado, o Exército anunciou que um oficial e seis soldados foram feridos, um deles gravemente, em Trípoli. O local teve a segurança reforçada.

Ontem, um especialista militar desativou três projéteis de 107 mm de diâmetro na área de Al Qaa, na fronteira com a região síria de Homs, segundo informaram as Forças Armadas.

O presidente do Líbano, Michel Suleiman, disse temer que as repercussões da crise síria cheguem ao seu país.

"Os distúrbios entre nossos vizinhos nos devem dar lugar a uma maior união e solidariedade", disse, antes de insistir na necessidade de respeitar a Declaração de Baabda, que estipula a neutralidade do Líbano em conflitos regionais.

O primeiro-ministro Najib Mikati afirmou hoje que seu país não hesitará em tomar as medidas adequadas para pôr fim à violência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos