Governo ucraniano acusa extremistas da ocupação de prédios públicos

Kiev, 5 dez (EFE).- O primeiro-ministro ucraniano, Nikolai Azarov, acusou nesta quinta-feira "forças extremistas" da ocupação de prédios públicos em Kiev, cenário há 15 dias de protestos por causa da decisão da Ucrânia de renunciar temporariamente à assinatura do Acordo de Associação com a União Europeia (UE).

"Entre os que protestam há forças extremistas, e estas forças extremistas tentam ocupar os edifícios públicos. Apoderaram-se da sede de Prefeitura", disse Azarov ao discursar na conferência ministerial da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa, inaugurada hoje em Kiev.

O chefe do Governo denunciou que os manifestantes bloqueiam o trabalho da Administração Presidencial, do Governo e da Rada Suprema (Parlamento).

O chefe de Polícia de Kiev, Valeri Mazan, anunciou que os manifestantes têm um prazo de cinco dias para desbloquear a sede do Governo, segundo uma resolução judicial.

Enquanto isso, a Rada não pôde realizar sua sessão plenária de hoje depois que deputados opositores impediram o acesso à mesa da Presidência da Câmara e se constatou a falta de quórum para iniciar a reunião.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos