Topo

Centenas de atos continuam honrando Mandela

09/12/2013 06h50

Johanesburgo, 9 dez (EFE).- Centenas de atos e manifestações populares espontâneas continuam honrando Nelson Mandela nesta segunda-feira na África do Sul, no quarto dia de luto oficial pela morte do ex-presidente.

Um dos mais destacados é a oferenda de flores a Madiba - como é conhecido popularmente Mandela em seu país - na prisão de Victor Verster, na Cidade do Cabo, para onde o antigo ativista foi levado em 1988 e de onde foi libertado dois anos depois.

Por sua vez, a Fundação Nelson Mandela organizou um ato de homenagem a Madiba em frente a sua casa no bairro de Houghton de Johanesburgo, onde morreu na quinta-feira passada.

Para Houghton continuam peregrinando centenas de sul-africanos, que deixam suas mensagens de reconhecimento a Mandela e cantam e dançam lembrando seu legado.

De tarde, a Fundação Mandela lembrará a figura do ex-líder com um ato em sua sede, no qual participará o arcebispo emérito da Cidade do Cabo e prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu.

Pelo menos 53 chefes de Estado ou de Governo confirmaram, por enquanto, sua presença no funeral do ex-presidente.

Nelson Mandela morreu aos 95 anos na quinta-feira passada em seu domicílio de Johanesburgo, após uma longa convalescença por doenças respiratórias.