"Mandela foi um gigante da justiça", diz Ban Ki-moon em Johanesburgo

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, definiu nesta segunda-feira (9) o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela como um "gigante da justiça", que conseguiu derrotar o regime racista do apartheid com "humildade e decência".

Ban fez essa declaração na Fundação Nelson Mandela, em Johanesburgo, onde participará amanhã de uma cerimônia religiosa oficial em memória do herói sul-africano.

O secretário-geral da ONU disse lembrar da impressão que sentiu ao conhecer o estádio pessoalmente em uma visita à África do Sul em fevereiro de 2009. Ban destacou também sua "imensa humanidade" como uma de suas maiores virtudes.

Nesta visita, Mandela disse para Ban: "Não só fui só eu. Há centenas de pessoas desconhecidas que lutaram pela mesma causa".

"Suas palavras me comoveram profundamente", afirmou o principal responsável das Nações Unidas.

Ban é um dos mais de cem líderes que participarão amanhã do ato religioso que acontecerá no estádio FNB, em Soweto, onde foi disputada a final da Copa do Mundo de 2010.

"Temos até agora 91 chefes de Estado e de Governo confirmados, mais outros 10 antigos chefes de Estado", anunciou hoje em sua conta do Twitter o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores sul-africano, Clayson Monyela.

Após a cerimônia religiosa, o caixão de Mandela desfilará pelas ruas de Pretória de quarta-feira a sexta-feira para que os sul-africanos possam se despedir de Madiba (como o ex-presidente é conhecido em seu país).

O funeral de Estado será realizado no domingo em Qunu, onde Mandela cresceu e queria ser enterrado.

Madiba morreu os 95 anos na quinta-feira passada em sua casa de Johanesburgo, após um longo tratamento por infecções respiratórias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos