Hollande reúne-se com Dilma no início de sua visita de 2 dias ao Brasil

Em Brasília

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    François Hollande foi recebido com honras de Estado pela presidente Dilma Rousseff

    François Hollande foi recebido com honras de Estado pela presidente Dilma Rousseff

O presidente da França, François Hollande, chegou nesta quinta-feira a Brasília, onde foi recebido com honras de Estado pela presidente Dilma Rousseff, com quem deve discutir uma vasta agenda bilateral e global.

Hollande chegou ao Palácio do Planalto, passou revista às tropas do histórico batalhão dos Dragões da Independência e subiu a rampa que conduz à sede do Governo, onde Dilma o esperava junto ao chanceler Luiz Alberto Figueiredo.

Pouco antes da chegada do presidente francês, um dos soldados que fazia guarda na rampa desmaiou e teve que ser atendido pelo pessoal da segurança e médicos que o conduziram à enfermaria do Palácio.

Após escutar os hinos de ambos os países, Dilma e Hollande se dirigiram ao escritório da presidente, onde terão uma reunião privada à qual depois se juntarão seus ministros.

A agenda de Dilma e Hollande abrange desde diversos assuntos bilaterais até as negociações entre Mercosul e União Europeia (UE) com o objetivo de fechar um acordo comercial que é negociado há mais de uma década.

As negociações foram reatadas este ano e tinha ficado acertado que este mesmo mês seriam trocadas as ofertas de uma e outra parte, mas Figueiredo informou a quarta-feira que a UE pediu para adiar esse ato até o final de janeiro próximo.

Durante a visita de Hollande serão assinados pelo menos sete acordos bilaterais, um deles voltado para a construção e futuro lançamento de um satélite geoestacionário que prestará serviços ao Brasil, cujo custo previsto é de US$ 600 milhões.

Após o término de suas atividades oficiais em Brasília, Hollande viajará para São Paulo, onde na sexta-feira participará de um seminário empresarial e se reunirá com o governador do estado, Geraldo Alckmin, e outras autoridades locais.

De São Paulo, o presidente francês viajará no mesmo dia para a Guiana francesa, onde visitará uma base militar e as obras de um novo centro esportivo que a seleção de futebol de seu país prevê utilizar para começar sua preparação para a Copa do Mundo do Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos