Egito realizará referendo constitucional nos dias 14 e 15 de janeiro

Cairo, 14 dez (EFE).- O referendo sobre a reforma da Constituição egípcia acontecerá nos próximos 14 e 15 de janeiro, anunciou neste sábado em discurso o presidente interino do Egito, Adly Mansour.

Mansur falou perante um grande grupo de personalidades, entre elas o ministro de Defesa, Abdel Fatah al Sisi; o primeiro-ministro, Hazem al Beblaui; o xeque da prestigiada instituição sunita Al-Azhar, Ahmed al Tayyip; e um representante da Igreja copta.

O líder destacou que o novo texto constitucional é uma "tentativa de traduzir os pedidos dos egípcios" e demonstra que "Egito vai pelo caminho pacífico para aplicar o roteiro".

Além disso, elogiou o acordo ao qual chegaram os 50 membros do comitê constituinte, que representavam diferentes setores da sociedade, para levar adiante a reforma constitucional, mas ressaltou que "esse texto não alcança a perfeição completa".

Mansour comentou que o momento atual é "crucial" para o futuro do país e para cumprir o plano traçado pelo exército para a transição democrática após a destituição em julho do presidente islamita Mohammed Mursi.

"O Egito é um país que não aceita divisões", assegurou o presidente interino, que lembrou os egípcios que "lutam dia a dia para proteger as fronteiras e contra os terroristas", em alusão às forças da ordem, que foram alvo de atentados por parte de radicais.

"Fizemos a revolução para ter um país no qual sejamos livres e se respeitem nossos direitos. Não renunciaremos a nossa liberdade", acrescentou.

Por sua parte, o presidente do comitê constituinte, Amre Moussa, ressaltou em discurso anterior perante esse mesma audiência que a Constituição que será submetida a referendo "recolhe avanços, igualdade, liberdade, justiça e divisão de poderes como nenhuma outra Carta Magna".

Segundo Moussa, a nova Constituição deixa "claro" que o governo e o presidente do Egito são civis.

Entre outros pontos, o texto concede um forte autonomia às Forças Armadas e lhes dá a prerrogativa de escolher o ministro da Defesa durante os próximos oito anos, ao mesmo tempo em que enfraquece o tom islamita que tinha a anterior Carta Magna, aprovada em dezembro do ano passado e atualmente suspensa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos