Turcomenistão realiza primeiras eleições parlamentares sem incidentes

Moscou, 15 dez (EFE).- O Turcomenistão celebrou neste domingo as primeiras eleições legislativas bipartidistas de sua história, com a peculiaridade de as formações apoiarem o presidente dessa antiga república soviética na Ásia Central, Kurbanguly Berdymukhamedov.

A votação, que terão os resultados divulgados em uma semana, transcorreu sem incidentes, em um clima festivo e com participação em massa dos eleitores, informou a Comissão Eleitoral Central (CEC) do país centro-asiático.

Dados oficiais da CEC, citados pela agência oficial russa RIA Novosti, a duas horas do fechamento dos colégios eleitorais, mostraram que 87,66% dos eleitores já tinham votado. A participação superou amplamente o mínimo exigido pela legislação turcomena (50% mais um eleitor) para declarar o pleito válido.

Pelas 125 cadeiras do parlamento, além do governante Partido Democrático do Turcomenistão (PDT), liderado por Berdymukhamedov, participa o Partido de Industriais e Empresários, criado ano passado com o apoio e a benção do chefe do Estado.

"Os objetivos programáticos do Partido Democrático e o Partido de Industriais e Empresários são os mesmos: elevar o nível de desenvolvimento econômico e social do país e fortalecer os pilares de sua independência e sua democracia", explicou o comunicado oficial da convocação eleitoral.

Junto com os candidatos dos dois únicos partidos políticos legais no país também aspiram a cadeiras representantes de organizações sociais como a União de Sindicatos, a União de Mulheres e o Agrupamento Juvenil Majtumkuli.

Apesar da ausência de uma formação de oposição, a participação de dois partidos políticos na disputa eleitoral é considerada um avanço, sobretudo se for levado em conta que nas últimas eleições parlamentares, em 2008, só concorreram candidatos do PDT.

Há cinco anos se considerou todo um progresso que houvesse mais de um aspirante por cadeira e que fossem convidados observadores internacionais para acompanhar a eleição. Foi a primeira vez que os cidadãos do Turcomenistão residentes no exterior puderam exercer seu direito a voto, pois foram habilitados colégios eleitorais em representações diplomáticas turcomenas.

Essas novidades, impensáveis na época do primeiro presidente do Turcomenistão independente, o já morto Saparmurad Niyazov, foram produto da abertura iniciada por Berdymukhamedov em 2007, quando assumiu a chefia do Estado.

O sucessor de Niyazov proclamou o começo de um processo de reformas "orientadas à integração do Turcomenistão na comunidade internacional".

Entre as primeiras medidas, Berdymukhamedov restabeleceu o balé, a ópera, o circo e as aulas de ginástica na escola, atividades proibidas por seu antecessor com o argumento que contradiziam com o "espírito nacional".

Em fevereiro de 2012, o presidente turcomeno foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos com o 97,14% dos votos, números que lembraram os resultados eleitorais durante os 17 anos que Niyazov governou o país com mão de ferro.

O Turcomenistão, com uma área de 491 mil quilômetros quadrados e uma população de pouco mais de cinco milhões de habitantes, abriga imensas reservas de gás natural.EFE

bsi/cd

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos