Topo

Terremoto de magnitude 6,3 sacode norte da Nova Zelândia

Proprietário de mercado na cidade de Eketahuna recolhe garrafas que foram ao chão por causa do terremoto - Marty Melville/AFP
Proprietário de mercado na cidade de Eketahuna recolhe garrafas que foram ao chão por causa do terremoto Imagem: Marty Melville/AFP

Em Sydney

20/01/2014 01h56Atualizada em 20/01/2014 07h48

Um terremoto de magnitude 6,3 na escala de Richter sacudiu nesta segunda-feira (20) a ilha do Norte da Nova Zelândia, sem que as autoridades tenham informado por enquanto de vítimas ou dado o alerta de tsunami.

O tremor, localizado a 27 quilômetros de profundidade, ocorreu a 30 quilômetros a noroeste de Masterton e 115 quilômetros de Wellington, a capital, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo.

Uma imagem de uma águia gigante pendurada no teto do aeroporto de Wellington, a capital neozelandesa, para promover a trilogia cinematográfica "O Hobbit" desabou em consequência do tremor, segundo a agência local "APNZ".

As autoridades do aeroporto de Wellington não informaram ainda se há feridos em consequência da queda da águia, de duas toneladas de peso e 15 metros de largura, acrescentou a fonte.

Os bombeiros neozelandeses indicaram que não foram reportados maiores danos até o momento, embora os serviços ferroviários na região de Wellington tenham sido suspensos por causa do terremoto.

Após o tremor registrado às 15h52 (horário local, 1h52 em Brasília) foram sentidas várias réplicas de 4 graus de magnitude, informou por sua vez a "Radio New Zealand".

No dia 22 de fevereiro de 2011, pelo menos 185 pessoas morreram em um terremoto de 6,3 graus de magnitude que sacudiu a cidade de Christchurch, na ilha do Sul da Nova Zelândia, e causou danos em 30 mil prédios.

A Nova Zelândia se assenta na falha entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania e registra cerca de 14 mil terremotos a cada ano, dos quais entre 100 e 150 têm potência suficiente para serem percebidos.