Maduro anuncia expulsão de 3 funcionários consulares americanos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste domingo (16) a expulsão de três funcionários consulares dos Estados Unidos, que segundo disse tinham atividades nas universidades particulares do país.

"Eu dei ordem ao chanceler da República (...) de declarar persona non grata e expulsar do país estes três funcionários consulares da Embaixada dos Estados Unidos na Venezuela", disse Maduro em rede de rádio e televisão.

Maduro indicou que "vinha avaliando" a situação de um grupo de funcionários, que não identificou, e que, segundo disse, estavam vigiando há dois meses em universidades particulares "fazendo reuniões".

O presidente venezuelano assinalou que está "decidido" que se respeite a Venezuela. "Nosso país não se introduz nos assuntos internos de ninguém, menos nos assuntos dos Estados Unidos".

O incidente acontece depois que na quarta-feira passada uma manifestação de estudantes em Caracas acabou em confrontos nos quais três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Desde então continuaram as manifestações durante todos os dias para pedir a liberdade dos detidos, mais de cem segundo as autoridades, e justiça para os jovens que morreram.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos