Sul-coreanos viajam ao Norte para histórico encontro de famílias divididas

Em Seul

  • Yonhap/AFP

    Irmãs separadas há décadas pela fronteira entre Coreia do Sul e coreia do Norte se reencontram

    Irmãs separadas há décadas pela fronteira entre Coreia do Sul e coreia do Norte se reencontram

Um grupo de 140 sul-coreanos partiram nesta quinta-feira (20, data local) rumo a um complexo turístico da Coreia do Norte para participar da primeira das duas rodadas do histórico encontro entre famílias divididas há mais de seis décadas pela Guerra da Coreia (1950-53).

Um total de 82 idosos sul-coreanos acompanhados por 58 familiares tomaram vários ônibus em Seokcho, ao nordeste do país, e partiram em direção à militarizada fronteira que divide as duas Coreias, informou à Agência Efe uma porta-voz do Ministério da Unificação.

A expectativa é que, após completar os trâmites necessários para atravessar a linha fronteiriça, as famílias sul-coreanas cheguem ao complexo do monte Kumgang por volta das 12h30 (hora local, 0h30 de Brasília), embora o primeiro reencontro, de duas horas de duração, esteja marcado apenas para cinco horas depois, segundo a porta-voz.

Encontro reúne famílias separadas pela Guerra das Coreias
Veja Álbum de fotos

Os 82 sul-coreanos e seus acompanhantes se encontrarão com seus parentes da Coreia do Norte nesta primeira rodada das reuniões, que se prolongará durante dois dias, até o sábado.

Entenda o conflito entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul

  • Reprodução/AFP

    Clique na imagem para ver infográfico


Mais tarde, de 23 a 25 de fevereiro, serão os 88 candidatos norte-coreanos que se encontrarão com até 360 familiares do Sul que viajarão ao resort de Kumgang este fim de semana.

A reunião de parentes separados pela Guerra da Coreia que começa hoje, a 19ª na história e a primeira em três anos, incluirá reuniões unifamiliares e coletivas.

A convocação deste evento humanitário acontece depois que as duas Coreias confirmaram sua vontade de abrir uma etapa de entendimento após anos de tensão ao concluir com sucesso na semana passada seu primeiro encontro de alto nível desde 2007.

Seul reiterou sua vontade de chegar em breve a acordos com Pyongyang para realizar estas reuniões de forma periódica, já que a cada ano morrem centenas de idosos sem poder reencontrar-se com seus parentes do outro lado da fronteira.

Desde a Guerra da Coreia, que confirmou a divisão em dois da península, a fronteira entre os países permanece hermeticamente fechada e centenas de milhares de pessoas perderam completamente o contato com seus parentes do outro lado.

Fotógrafo registra cotidiano de ex-escravas sexuais na 2ª Guerra
Veja Álbum de fotos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos