Familiares coreanos se reúnem em particular na segunda rodada de reencontros

De Seul (Coreia do Sul)

Encontro reúne famílias separadas pela Guerra das Coreias
Veja Álbum de fotos

Coreanos do Norte e do Sul se reuniram nesta sexta-feira (20) em particular com seus parentes do outro lado da fronteira no resort do monte norte-coreano de Kumgang, onde acontece o segundo dia de um histórico encontro de famílias separadas.

Depois do emocionante primeiro encontro coletivo da quinta-feira que reuniu centenas de coreanos após décadas de separação, os protagonistas desfrutaram nesta sexta da única reunião particular programada no evento, de duas horas de duração, informou à Agência Efe uma porta-voz do Ministério da Unificação de Seul.

Na primeira das duas rodadas da histórica reunião familiar, um total de 82 sul-coreanos, a maioria idosos acompanhados por parentes próximos, se reúnem entre os dias 20 e 22 com mais de uma centena de parentes do Norte, com quem não tinham contato desde a Guerra da Coreia (1950-53).

Nesta sexta-feira todos os convocados terão uma nova reunião coletiva e amanhã, sábado, retornarão para casa após uma cerimônia de despedida.

Entenda o conflito entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul

  • Reprodução/AFP

    Clique na imagem para ver infográfico

O estado de saúde de alguns dos idosos é delicado e por isso dois deles, que foram até a reunião em uma ambulância, voltarão para a Coreia do Sul ao longo do dia de hoje, comentou com a Efe a porta-voz do Ministério de Unificação.

De domingo (23) até a terça-feira (25), serão os 88 norte-coreanos que se reunirão com até 360 familiares do Sul.

O histórico reencontro familiar é o 19º na história e o primeiro em três anos. Espera-se que o mesmo abra as portas para uma etapa duradoura de paz e entendimento entre as duas Coreias após anos marcados pela tensão.

Centenas de milhares de coreanos não puderam recuperar o contato com seus parentes do outro lado da fronteira desde a Guerra da Coreia, que confirmou a divisão da península coreana entre o norte comunista e o sul capitalista.

Fotógrafo registra cotidiano de ex-escravas sexuais na 2ª Guerra
Veja Álbum de fotos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos