Venezuela: agentes de segurança são presos por violação dos direitos humanos

Em Caracas

O Ministério Público venezuelano informou nesta terça-feira (11) que 14 funcionários de diversos corpos de segurança foram presos por supostos envolvimentos em casos de violação de direitos humanos ligados aos protestos das últimas semanas.

Saiba mais

  • EFE

    Manifestações pressionam governo na Venezuela; saiba quem e porquê protestam

A Promotoria indicou em comunicado que seis desses funcionários pertencem ao Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência), quatro à PNB (Polícia Nacional Bolivariana), dois à Polícia Municipal de Chacao, um à Polícia de Mérida e o último é um sargento do Exército.

Os funcionários estão presos a pedido do Ministério Público, segundo indicou o organismo, que identifica todos os soldados detidos e os aponta como "envolvidos em violações dos direitos fundamentais durante os fatos de violência ocorridos recentemente no país".

Entrevista ao Opera Mundi

  • Opera Mundi

    Há um "golpe em gestação" para tomar petróleo da Venezuela, diz embaixador no Brasil

Nas últimas semanas, ONGs como Foro Penal Venezolano e Provea denunciaram reiteradamente violações dos direitos fundamentais em detenções de manifestantes que participam de protestos contra o Governo.

Na semana passada, o Foro Penal transferiu à Promotoria e à Defensoria Pública denúncias sobre 42 casos, que segundo a defensora do povo, Gabriela Ramírez, estão sendo investigandos.

A procuradora-geral, Luisa Ortega, assegurou que serão punidos todos os funcionários que apareçam como responsáveis pela violação de direitos humanos e recomendou que as denúncias sejam feitas perante o Ministério Público e não nos meios de comunicação ou redes sociais.

A Venezuela vive desde há um mês uma onda de protestos contra o governo de Nicolás Maduro, que já deixaram mais 20 mortos, centenas de feridos e mais de mil de detidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos