Palestina pede medidas como as adotadas contra África do Sul no apartheid

Em Madri

A Palestina pediu hoje à comunidade internacional que tome medidas contra Israel semelhantes as que foram adotadas contra a África do Sul durante o regime racista do apartheid, pois "a ocupação israelense é uma questão de direitos humanos".

"Não basta condenar e fazer declarações. Faz falta medidas concretas quando se violam os direitos humanos como, por exemplo, as que se tomaram contra a África do Sul durante o apartheid. Queremos o mesmo", disse hoje o embaixador palestino em Madri, Moussa Amre Odeh.

Em um encontro com a imprensa, Odeh destacou a importância da comunidade internacional, e em particular da União Europeia, para conseguir uma solução ao conflito palestino-israelense, agora que as negociações parecem ter se estagnado mais uma vez.

"Desejamos um papel mais importante da Europa. Não queremos que tenha um conflito com os Estados Unidos (mediador das atuais conversas), mas adote uma maior força como sócio e aliado, dados seus interesses na região", explicou.

O embaixador pediu "maior envolvimento europeu" e "medidas concretas".

"A sociedade israelense tem que saber que tem que pagar um preço pelo que seu governo faz, para assim pressioná-lo", acrescentou.

"Queremos o mesmo que ocorreu com a África do Sul, as mesmas restrições. E comecemos pelos assentamentos, que nenhuma empresa ou instituição europeia trabalhe dentro das colônias e que sancionem as que façam isso em território ocupado, porque consumir seus produtos é apoiá-las", disse.

O embaixador lembrou que durante o apartheid as equipes esportivos sul-africanas não podiam participar de competições internacionais, e frisou que existem universidades dos EUA que boicotam as instituições educativas israelenses nos assentamentos.

Tensão entre palestinos e israelenses
Tensão entre palestinos e israelenses

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos