Topo

Barco de refugiados tomba perto da Turquia; 6 morrem e 7 seguem desaparecidos

16/04/2014 16h19

Istambul, 16 abr (EFE).- Pelo menos seis refugiados sírios morreram afogados e outros sete estão desaparecidos depois que um barco virou em frente à costa da Turquia quando tentavam chegar à ilha grega de Samos, informa nesta quarta-feira o jornal turco "Hürriyet".

O fato aconteceu na madrugada de hoje, mas não houve chamada de socorro e foi só em torno do meio-dia que uma patrulha da guarda litorânea turca encontrou corpos flutuando perante a costa de Esmirna.

As equipes turcas de salvamento, apoiadas por dois helicópteros e um pequeno avião, foram capazes de salvar três pessoas, além de recuperar seis corpos, e prosseguem com a busca pelas outras sete pessoas desaparecidas.

Segundo a informação proporcionada pelos sobreviventes, 16 pessoas, todos de nacionalidade síria, partiram da Turquia em um barco de poliéster e tentaram chegar até as praias de Samos, que em um ponto fica distante apenas 1,6 quilômetros do litoral turco.

Quando estava a cerca de duas milhas do ponto de partida, o barco afundou por excesso de carga e acabou tombando.

Milhares de pessoas, a maioria sírios, se afogaram no mar Egeu na tentativa de conseguir chegar à Grécia desde que começou a guerra civil síria, há quase três anos.

A maior tragédia ocorreu em julho de 2012, quando 63 pessoas se afogaram após o afundamento de uma embarcação perante a costa turca. EFE

iut/ff