Topo

Bloomberg descarta ser candidato à presidência dos Estados Unidos em 2016

16/04/2014 13h22

Washington, 16 abr (EFE).- O ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg descartou veementemente nesta quarta-feira que irá se candidatar à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2016.

Em entrevista ao programa "Today", da emissora "NBC", Bloomberg afirmou que não tem interesse em ser presidente dos Estados Unidos.

"Não, é a resposta pura e simples. Vou a passar o resto da minha vida tornando melhor o meu mundo, o dos meus filhos, para meus netos", disse Bloomberg, que em sua última fase política se identificou como independente, após ter pertencido tanto ao partido Democrata como Republicano.

Perguntado se havia espaço para mais um candidato na corrida presidencial, o ex-prefeito de Nova York foi taxativo:

"Este é um país de dois partidos, acho pouco provável que alguma vez exista um candidato de um terceiro partido que possa ganhar", afirmou.

Bloomberg voltou a aparecer nos meios de comunicação devido a sua campanha para se investir US$ 50 milhões para a criação de uma rede nacional sobre o perigo e a violência das armas, organização que poderia concorrer a longo prazo com a Associação Nacional do Rifle (ANR).

O ex-prefeito disse que os defensores do controle de armas têm que aprender com a ANR e retaliar os políticos que não apoiam sua agenda, inclusive os democratas.

Bloomberg, que foi prefeito de Nova York de 2002 até dezembro do ano passado, também foi uma figura importante da Associação de Prefeitos contra a Violência Armada, de onde lançou várias campanhas a favor do controle do porte de armas de fogo.