Topo

Manifestantes pró-Rússia proclamam a criação de "República de Odessa"

Em Kiev

16/04/2014 07h56

Manifestantes pró-Rússia proclamaram nesta quarta-feira (16) a criação da "República Popular de Odessa", região do sul da Ucrânia banhada pelo Mar Negro, assim como ocorreu em Donetsk, epicentro dos protestos contra Kiev.

"A partir do dia de hoje a região de Odessa se declara República Popular de Odessa onde todo o poder é apenas do povo que vive em seu território", afirmaram os manifestantes em seu site.

Os ativistas disseram que uma guerra civil já está em andamento na Ucrânia e convocaram a população a bloquear o transporte e as passagens subterrâneos na cidade a partir das 16h locais (11h de Brasília) de quinta-feira (15).

"Se não querem uma guerra que transforme nosso país em uma ruína como a Síria e a Líbia, que cobra milhares de vidas, então é preciso atuar. Odessa já está rodeada de postos de controle inimigos. No país já se declarou o estado de guerra", afirmaram os manifestantes pró-Rússia.

As cidades afetadas pelo movimento separatista na Ucrânia - Arte/UOL - Arte/UOL
As cidades afetadas pelo movimento separatista na Ucrânia
Imagem: Arte/UOL

A convocação tem objetivo de impedir a possível entrada de militares ucranianos em Odessa e pede que toda a cidade se some ao movimento de libertação popular do sul, que exige a realização de um referendo federalista em cada região.

"Nós não somos cordeiros, mas um povo que decide por si próprio em que país viver, com quem se relacionar, para que Deus rezar e que idioma falar", discursaram.

Em 7 de abril, os pró-russos proclamaram a república popular de Donetsk, região onde os manifestantes controlam edifícios governamentais em várias cidades.