Topo

Abdelaziz Bouteflika vence eleições presidenciais na Argélia

18/04/2014 13h29

Argel, 18 abr (EFE).- O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, de 77 anos e que está no poder desde 1999, foi anunciado nesta sexta-feira pelo ministro do Interior, Tayyip Belaiz, como vencedor das eleições presidenciais do país pela quarta vez consecutiva, com 81,53% dos votos.

Bouteflika, que sofreu um acidente vascular cerebral em abril de 2013 e era considerado o grande favorito no pleito, à frente do ex-primeiro-ministro Ali Benflis, não terá que disputar um segundo turno por ter conseguido mais da metade do total de votos.

Benflis foi o terceiro mais votado, com 12,18%, seguido por Abdelaziz Bellaid, com 3%, e Luisa Hanun, a única mulher que concorreu, com 1,37%.

Os outros dois candidatos, Ali Fawzi Rebain e Moussa Tuati, não alcançaram sequer 1% dos votos.

O ministro do Interior disse que os argelinos votaram com "total liberdade" e em um "clima de transparência e total neutralidade". Belaiz, no entanto, informou que ocorreram alguns incidentes, mas que não tinham de maneira alguma influenciado no andamento da votação.

O ministro, que qualificou os seis candidatos de "cavalheiros", insistiu que os resultados não serão definitivos até serem ratificado pelo Conselho Constitucional.

Após o anúncio, dezenas de carros começaram a soar suas buzinas no centro da cidade para comemorar a vitória.

Vários candidatos à presidência, com Benflis à frente, assim como alguns partidos da oposição, denunciaram fraudes na votação.

O índice de participação chegou a 51,70%, como lembrou Belaiz, quatorze pontos abaixo do registrado em 2009, quando ficou em 75,91%.