Topo

Partidários da independência escocesa avançam, segundo pesquisa

20/04/2014 10h49

Londres, 20 abr (EFE).- A distância entre os cidadãos que são a favor da separação da Escócia do Reino Unido daqueles favoráveis à manutenção do atual situação diminuiu, a cinco meses do referendo de independência, marcado para 18 de setembro, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo pelo jornal local "Scotland On Sunday".

A enquete, realizada pelo instituto ICM revela que 39% dos escoceses querem a independência, assim como defende o primeiro-ministro da Escócia, Alex Salmond.

Por outro lado, 42% dos entrevistados (4% a menos do que na pesquisa anterior) são a favor da permanência no Reino Unido.

Excluindo as pessoas que não decidiram ainda que postura adotar no referendo, 48% defende o "sim" (independência) e 52% o "não" (permanência).

Trata-se do mais alto índice de apoio à independência escocesa registrado desde agosto do ano passado.

O executivo-chefe da campanha pelo "Sim Escócia", Blair Jenkins, disse hoje que "a extrema negatividade da campanha pelo 'não' está desestimulando os eleitores, e mês a mês está se pagando o preço".

Segundo outra pesquisa, encomendada pelo jornal escocês "Sunday Post", 38% são a favor do "sim", um ponto acima da enquete anterior, e 46% do "não" (queda de um ponto).

Sem levar em conta as pessoas indecisas, os resultados registram 45% pela independência e 45% a favor da permanência no Reino Unido. EFE

prc/dk