Topo

Francisco, Bachelet, Maduro, Mujica e Cuarón entre os mais influentes da Time

24/04/2014 17h24

Washington, 24 abr (EFE).- O papa Francisco, os presidentes Michelle Bachelet, do Chile, Nicolás Maduro, da Venezuela e José Mujica, do Uruguai, além do cineasta mexicano Alfonso Cuarón são os latino-americanos entre as cem pessoas "mais influentes do mundo" para a revista Time.

A lista, publicada nesta quinta-feira, inclui uma resenha de cada um dos cem, feita por uma personalidade de destaque. A do primeiro papa latino-americano foi escrita pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que também está entre os escolhidos pela publicação.

Obama qualificou o pontífice católico como "um líder moral de discurso e de fato", elogiou. "O papa Francisco nos lembra que, qualquer seja nossa posição na vida, temos obrigações morais uns para os outros", indicou o presidente americano.

O editor da Time, Nikhil Kumar, escreveu que, um ano depois de ter assumido a presidência da Venezuela, Maduro "não tem o mesmo controle firme do poder que tinha (seu antecessor, Hugo) Chávez, e lida com inúmeras adversidades, desde a inflação à escassez de alimentos".

O colapso da Venezuela "depende agora de Maduro, e se conseguirá sair da sombra de seu antecessor e chegar a acordos com seus opositores", acrescentou.

A apresentação de Bachelet entre as pessoas mais influentes foi feita por Phumzile Mlambo-Ngcuka, subsecretária geral da ONU Mulheres, que descreveu a presidente chilena como "uma promotora apaixonada dos direitos das mulheres".

O estilo do governo de Bachelet "é uma combinação pouco habitual de humanidade e liderança firme. É uma pessoa gentil e acessível, mas também forte e determinada".

Para Meghan McCain, filha do senador republicano John McCain, o mais relevante do presidente do Uruguai, José Mujica, é ser "o revolucionário que legalizou a maconha".

Após as referências ao estilo de vida austero do ex-guerrilheiro Mujica, o artigo destacou que "com sua presidência o Uruguai embarcou em um experimento audaz e fascinante que será observado atentamente por outros países que apoiam a legalização".

O cineasta mexicano Alfonso Cuarón está na lista porque, segundo o escritor, diretor e produtor J.J. Abrams, é "um mestre do universo".

"Sua tenacidade o permitiu fazer alguns dos trabalhos mais fascinantes e visualmente assombrosos do cinema recente", escreveu Abrams, ao lembrar que Cuarón, diretor do premiado "Gravidade", "além de trazer autenticidade e emoção a universos preexistentes, faz filmes originais criando mundos novos".