Topo

Preso em caverna há 12 dias, espeleólogo alemão é resgatado

O alemão Johann Westhauser  é resgatado após 12 dias preso dentro de uma caverna, em Marktschellenberg, na Alemanha. A operação para trazê-lo de volta à superfície levou vários dias e contou com dezenas de pessoas  - Nicolas Armer/AP
O alemão Johann Westhauser é resgatado após 12 dias preso dentro de uma caverna, em Marktschellenberg, na Alemanha. A operação para trazê-lo de volta à superfície levou vários dias e contou com dezenas de pessoas Imagem: Nicolas Armer/AP

Em Berlim

19/06/2014 08h24Atualizada em 19/06/2014 08h46

Equipes de salvamento alemães e suíças conseguiram nesta quinta-feira (19) realizar com sucesso o resgate do espeleólogo germânico Johann Westhauser, 12 dias depois do acidente que sofreu a 1.000 metros de profundidade na gruta mais profunda e estreita da Alemanha, junto à fronteira com a Suíça.

O espeleólogo acidentado foi transportado em uma maca por volta das 6h45 (horário de Brasília), cerca de 274 horas após ter ficado preso no fundo da gruta.

Cerca de uma centena de pessoas participaram da complexa operação de salvamento, entre as sucessivas equipes que se revezaram na tarefa de avançar com a maca rumo à saída da caverna, entre fossas muito estreitas e em condições extremas.

Do lado de fora o homem era esperado em um hospital de campanha, de onde após serem realizados os primeiros exames médicos estava prevista a transferência do acidentado a um hospital próximo.

Westhauser, um experiente espeleólogo de 52 anos, sofreu ferimentos no crânio ao ficar preso na considerada a gruta mais profunda e de mais complexo percurso da Alemanha.

No domingo passado, dois dias depois de entrar no local do acidente o primeiro grupo de resgate, conseguiu mandar por rádio uma mensagem ao exterior, até uma estação intermediária, enviando saudações à família.