Líder do Estado Islâmico aparece pela primeira vez em público em Mossul

Em Mossul

O líder do radical Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, apareceu pela primeira vez em público para dar o sermão de sexta-feira na Grande Mesquita da cidade de Mossul, no Iraque, como mostrou um vídeo divulgado neste sábado em foros jihadistas.

Arte/UOL
Cidades iraquianas sob poder ou ameaça de insurgentes

No filme, de 20 minutos de duração, é possível ver o autoproclamado califa no "minbar" (púlpito) do templo, com sua longa barba e vestido com túnica e turbante pretos.

A presença de Baghdadi em Mossul, a segunda cidade do Iraque e nas mãos da insurgência sunita desde 10 de junho, foi confirmada à Agência Efe por um ativista da cidade.

As imagens mostram vários fiéis acompanhando o sermão e vários homens armados monitorando as colunas do templo, que fica no centro de Mossul.

A bandeira do EI aparece pendurada na mesquita perto do "mihrab", o nicho que indica a direção da Meca, para onde todos os muçulmanos têm que olhar ao rezar.

Nos foros jihadistas que publicaram o vídeo Baghdadi é apresentado como "o califa Ibrahim, emir dos crentes no estado islâmico".

Ibrahim ibn Awad, mais conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi, se proclamou no último domingo "imã e califa para os muçulmanos de todo o mundo".

O EI, uma cisão radicalizada da Al Qaeda, declarou esse dia um califado islâmico que vai da província síria de Aleppo até a iraquiana de Diyala, após os últimos avanços que fez no Iraque.

Em 1º de julho, Baghdadi exigiu que todos os muçulmanos emigrem de forma "obrigatória" ao califado porque ele "pertence a todos os muçulmanos" e não só ao Iraque e à Síria.

Entenda a violência no Iraque
  • O que está acontecendo?
    Desde que as tropas americanas saíram do Iraque, em 2011, o grupo islâmico EI vem rapidamente ocupando cidades do país. Desde junho, já tomou Mosul, segunda maior cidade e bastião da resistência à ocupação dos EUA e aliados, e partes de Tikrit, cidade de Saddam Hussein próxima da capital Bagdá
  • Quem está atacando?
    O EI (Estado Islâmico), um grupo islamita sunita que surgiu da união de diversos grupos que lutaram contra a ocupação do Iraque pelos EUA e que recentemente criou um califado nas áreas sob o seu controle no Iraque e no Levante (parte de Síria e Líbano). Seu principal líder foi Al-Zarqawi, morto em 2006. Hoje a liderança tem vários nomes, mas o principal é Al-Baghdadi
  • O que é um califado?
    É uma forma de governo centrada na figura do califa, que seria um sucessor da autoridade política do profeta Maomé, com atribuições de chefe de Estado e líder político do mundo islâmico. O Estado, que seguiria rigorosamente a lei do Islã, compreenderia a região entre o mar Mediterrâneo e o rio Tigre
  • Qual a força do EI?
    O grupo, que recebe grandes doações ocultas de dinheiro, tem milhares de militantes, inclusive "jihadistas" americanos e europeus, e se aproveita da disputa entre o governo de Maliki, apoiado pelos xiitas, e a minoria sunita para conquistar espaço. Acredita-se que seja patrocinado por governos da região. Embora seja considerado um braço da Al-Qaeda, se rebelou e foi expulso pelo líder Al-Zawahiri
  • Quem está na mira do EI?
    Cerca de 50 mil membros da minoria yazidi, que estão isolados em montanhas no noroeste do Iraque, sem comida nem água, depois de terem fugido de suas casas, e cristãos, que chegaram a ser crucificados. Mulheres tem sido forçadas a se submeter à mutilação genital e usar véus cobrindo o corpo inteiro
  • O Iraque pode se dividir?
    Apesar de o governo central de Bagdá ainda controlar oficialmente as províncias do país, é possível que haja a fragmentação em ao menos três territórios. Isso porque a divisão do Iraque entre árabes sunitas, xiitas e curdos já está bem avançada

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos