Topo

Fogo de artilharia ucraniana deixa 30 civis mortos, apontam pró-russos

Funcionário do serviço de emergência observa edifício atingido por bombardeio de forças ucranianas, em Maryinka, região de Donetsk - Maxim Zmeyev/Reuters
Funcionário do serviço de emergência observa edifício atingido por bombardeio de forças ucranianas, em Maryinka, região de Donetsk Imagem: Maxim Zmeyev/Reuters

Em Moscou

12/07/2014 09h42

Pelo menos 30 civis morreram neste sábado por causa do fogo de artilharia ucraniana contra um subúrbio de Donetsk, capital da região homônima no leste da Ucrânia, denunciou o chefe das milícias separatistas pró-russas, Igor Strelkov.

"Temos conhecimento de 30 mortos. Mas ainda não foram removidos todos os escombros. De modo que (as vítimas) podem ser mais. Os postos das milícias não sofreram danos nem há baixas entre os milicianos", disse Strelkov em entrevista coletiva em Donetsk, citado pela agência russa "Interfax".

Segundo os separatistas, as forças governamentais castigaram nesta madrugada com fogo de artilharia e foguetes a cidade Marinka, um dos subúrbio de Donetsk, cidade de quase um milhão de habitantes.

O chefe do governo da autoproclamada república popular de Donetsk, Alexander Borodai, anunciou que começou a evacuação da população civil de Marinka e outros subúrbios de Donetsk, cidade que se transformou no principal reduto dos separatistas.

"Estamos evacuando em primeiro lugar as crianças. Os refugiados se dirigem à Rússia. Por enquanto se trata de vários centenas de evacuados", afirmou Borodai. O chefe do governo acrescentou que muitas pessoas abandonam a zona dos combates por sua conta e risco, já seja em transporte público ou em seus próprios automóveis.

Na quinta-feira (10), Borodai antecipou que cerca de 100 mil pessoas poderiam ser evacuadas em breve de distintas zonas de Donetsk.