Topo

Costa Concordia volta a flutuar antes de seguir para Gênova

Em Roma

14/07/2014 10h02Atualizada em 14/07/2014 10h19

O cruzeiro Costa Concordia, que naufragou em frente à ilha italiana de Giglio em janeiro de 2012 e deixou 32 pessoas mortas, começou a ser flutuado nesta segunda-feira, informaram as autoridades envolvidas nas operações de resgate do navio.

As operações de flutuação foram iniciadas às 6h locais e, mesmo antes do encerramento desta primeira fase, a embarcação já havia se desprendido das plataformas artificiais em que seguia apoiada de maneira temporária.

Posteriormente, a embarcação foi deslocada 30 metros mar adentro para que os técnicos pudessem dar continuidade às atividades da operação - como a fixação de cabos, por exemplo - antes de sua mudança definitivo para Gênova.

Deste modo e com auxilio de rebocadores, a embarcação poderá percorrer as 200 milhas náuticas (370 quilômetros) previstas a uma velocidade de dois nós (3,7 km/h). Após essa viagem e ao chegar a Gênova, o Costa Concordia será inteiramente desmantelado, como anunciou o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, no último dia 30 de junho.

"O Concordia se desprendeu um metro do fundo falso no qual permanecia apoiado desde setembro passado. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos nesta manhã", afirmou Franco Porcellacchia, o responsável pela operação, em entrevista coletiva.

Já Michael Thamm, CEO do Grupo Costa, que inclui a Costa Crociere e a AIDA Cruises, afirmou que "o custo das operações é difícil de ser estimado", levando em consideração os "efeitos colaterais", mas fez questão de garantir que "o impacto é substancioso".

O naufrágio do Costa Concordia ocorreu no dia 13 de janeiro de 2012, depois que o capitão da embarcação, Francesco Schettino, decidisse se aproximar à costa da ilha. Na ocasião, após se chocar contra algumas rochas, o navio teve seu casco partido e naufragou.

Atualmente, Schettino enfrenta um processo judicial em que é acusado de homicídio culposo múltiplo, abandono de embarcação, naufrágio e, inclusive, por não ter informado às autoridades portuárias sobre a colisão que causou o naufrágio.

O impacto contra as rochas abriu uma fenda de 70 metros no casco da embarcação, que, por sua vez, naufragou a somente 150 metros do litoral. No momento do acidente, 4.229 pessoas viajavam no navio, sendo 3.209 passageiros de 62 nacionalidades diferentes.

Além de 64 feridos, o naufrágio do Costa Concordia resultou na morte de 32 pessoas, sendo que duas seguem desaparecidas.

O Costa Concordia, que efetuava um cruzeiro pelo Mediterrâneo, partiu de Savona, na Itália, e tinha escalas previstas em Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Civitavecchia, antes de retornar a Savona.