Topo

Japão vai ajudar Brasil a criar "superplataforma" de petróleo, diz agência

De Tóquio

20/07/2014 01h00

Durante sua iminente visita ao Brasil, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, proporá à presidente Dilma Rouseff a utilização de tecnologia japonesa na construção de uma superplataforma flutuante para o desenvolvimento de poços de petróleo no país, de acordo com a agência Kyodo.

Segundo a proposta redigida à qual teve acesso a agência, Abe tratará o tema em seu encontro com Dilma, que acontecerá no marco de uma viagem que fará entre o dia 25 de julho e 4 de agosto por cinco países da região, que inclui México, Colômbia, Chile e Trinidad e Tobago.

A construção de superplataformas flutuantes no litoral brasileiro é há anos um tema de enorme interesse para as empresas japonesas devido ao potencial de crescimento das jazidas no país.

Segundo a proposta, a plataforma teria cerca de 300 metros de comprimento por 100 de largura, e seu custo de construção superaria os 50 bilhões de ienes (R$ 1,1 bilhão)

O transporte de pessoal, equipamentos e provisões aos poços marítimos mais afastados do litoral representa atualmente um enorme desafio para a exploração de petróleo no Brasil.

Neste sentido, a superplataforma iria representar contar com um grande centro logístico a meio caminho entre a costa e as jazidas, o que contribuiria para reduzir os custos de transporte e a melhorar a segurança das operações.

A minuta à qual teve acesso a agência também inclui um plano da Agência de Cooperação Internacional do Japão  para estabelecer este ano um programa de formação para pessoal da indústria dos estaleiros no Brasil, os quais contariam com a participação de especialistas japoneses do setor.