Topo

Costa Concordia é rebocado da ilha de Giglio para porto no norte da Itália

Costa Concordia é rebocado no último dia da operação para retirá-lo da ilha de Giglio, na Itália, onde naufragou em 2012 matando 32 pessoas - Gregorio Borgia/AP
Costa Concordia é rebocado no último dia da operação para retirá-lo da ilha de Giglio, na Itália, onde naufragou em 2012 matando 32 pessoas Imagem: Gregorio Borgia/AP

23/07/2014 05h32

As operações para a retirada definitiva do navio de cruzeiro Costa Concordia, que naufragou em 2012 em frente ao litoral da ilha do Giglio, na região central da Itália, começaram na manhã desta quarta-feira (23) com um primeiro giro de 180 graus que posicionou a proa da embarcação para o norte.

Com isso, o navio, com a ajuda de um rebocador, está preparado para empreender sua viagem rumo ao porto da cidade de Gênova, no norte do país, onde será finalmente desmontado.

Clique na imagem e veja como foi a operação para endireitar o navio

A saída está prevista para o meio-dia (7h de Brasília) de hoje, quatro horas depois do início das primeiras operações, que começaram às 9h locais (4h de Brasília).

O Costa Concordia se prepara para deixar Giglio dois anos e meio depois de seu naufrágio, no dia 13 de janeiro de 2012, quando 32 pessoas das 4.229 que viajavam a bordo do navio morreram, sendo que uma delas ainda está em paradeiro desconhecido.

O acidente aconteceu quando o capitão da embarcação, Francesco Schettino, se aproximou demais do litoral rochoso da ilha, fazendo com que o navio batesse nas pedras e sofresse danos em seu casco.

A partir de hoje, se as ações ocorrerem conforme o planejado, o navio de cruzeiro começará sua viagem rumo ao porto de Gênova, uma distância de 200 milhas náuticas (370 quilômetros) que será percorrida a uma velocidade de dois nós (3,7 km/h).

Com isso, a embarcação chegará ao seu destino apenas no dia 27 de julho.

Durante a sua viagem, o navio passará perto da ilha da Córsega, na França, por isso as autoridades francesas já anunciaram que supervisionarão sua passagem.

O Costa Concordia será transportado com o auxílio de dois rebocadores e outros 12 navios que o acompanharão para prestar assistência e supervisionar a viagem.

Além disso, especialistas marítimos e organizações ambientais como o Greenpeace vão fazer análises periódicas da água para evitar qualquer tipo da contaminação do mar pelo vazamento de substâncias nocivas que se encontram a bordo da embarcação, como ácidos, sulfuretos e combustíveis.

Montagem de um minuto resume 19 horas de resgate do Costa