Topo

Condenado à morte nos EUA leva duas horas para morrer após injeção letal

23/07/2014 22h23

Washington, 23 jul (EFE).- Joseph Wood, homem que estava no corredor da morte no estado do Arizona, condenado por um duplo assassinato, morreu nesta quarta-feira, quase duas horas depois de receber a injeção letal, situação que promete reabrir o debate sobre a pena capital nos Estados Unidos.

Seus advogados tentaram interromper a execução em um pedido de emergência no qual alegaram que seu cliente tinha agonizado por mais de uma hora.

"Solicitamos respeitosamente que este tribunal interrompa a execução e peça ao Departamento de Correções que tome providências para salvar vidas em seu protocolo", afirmaram os advogados na solicitação de clemência.

"Ele ainda está vivo. Esta execução viola o direito do senhor Wood garantido na Oitava Emenda (da Constituição) de ser executado sem um castigo cruel ou incomum", acrescentaram os advogados.

O procurador-geral do estado declarou Wood morto antes de o tribunal se pronunciar sobre o pedido.

Em 29 de abril houve outra execução polêmica, de Clayton Lockett em Oklahoma, que se prolongou por 40 minutos após a injeção da combinação letal, provocando o sofrimento do detento, que morreu de ataque cardíaco

Os problemas surgidos durante a execução de Lockett causaram grande polêmica nacional e levaram o presidente Barack Obama a pedir ao secretário de Justiça, Eric Holder, um "análise" dos métodos com os quais se aplica a sentença.

Os advogados de Wood apresentaram várias apelações nos últimos dias para impedir a execução, todas negadas pela Suprema Corte dos EUA.

Uma das apelações sustentava que seu direito à Primeira Emenda da Constituição foi violado quando o estado do Arizona se negou a revelar detalhes da execução, incluído o nome dos provedores da combinação letal.

A Suprema Corte do Arizona adiou a execução nesta quarta-feira para considerar uma apelação de último minuto em que a defesa sustentava que sua sentença não tinha sido adequada, mas decidiu finalmente dar continuidade ao processo.

Wood foi condenado à pena de morte por matar a tiros em 1989 de Debbie Dietz, de 29 anos, e seu pai, Gene Dietz, de 55, em uma oficina de automóveis na cidade de Tucson.

O réu tinha mantido uma relação complicada com a jovem na qual abusou dela repetidamente. Ela terminou o relacionamento e e obteve uma ordem de restrição contra Wood.