Topo

Ucrânia diz que caças foram abatidos por mísseis lançados da Rússia

23/07/2014 12h41

Kiev, 23 jul (EFE).- A Ucrânia disse que os dois caças que foram abatidos nesta quarta-feira na rebelde região de Donetsk, perto da fronteira com a Rússia, foram atingidos por mísseis lançados do território russo, apesar de os rebeldes pró-russos já se terem atribuído a autoria do ataque.

"Nossos dois aviões SEU-25 foram atingidos quando voavam a uma altura de 5.200 metros. Segundo dados preliminares, o disparo dos mísseis foi feito do território da Federação Russa", disse o porta-voz do Conselho de Segurança e de Defesa ucraniano, Andrei Lisenko.

O representante ucraniano disse em entrevista coletiva que hoje quatro aviões de combates SEU-25 "davam apoio às divisões das Forças Armadas na zona da aldeia Dmitrovka, perto da fronteira de nosso país" e que "após realizar com sucesso sua tarefa foram atingidos por um potente sistema de mísseis".

Lisenko acrescentou que dois dos aviões não puderam evitar ser atingidos, apesar de realizar manobras antimísseis.

Pouco antes havia sido informado que os insurgentes pró-russos tinham derrubado hoje dois aviões de combate ucranianos perto do local onde no último dia 17 de julho caiu o avião da Malaysia Airlines com 298 ocupantes após ser supostamente atingido por um míssil.

Um representante de Kiev confirmou que dois de seus caças foram derrubados, pouco depois que os rebeldes de Donetsk informassem que tinham abatido os dois aparelhos ucranianos perto de Snezhnoe, a menos de 20 quilômetros de onde caiu o Boeing 777 malaio.

"O piloto de um dos aviões de combate se ejetou perto de Snezhnoe. Estamos procurando por ele. Outro avião Sukhoi-25 foi atingido e voou para o norte", disse uma fonte da autoproclamada república popular de Donetsk.