Topo

Em evento, Unesco promove relações internacionais e otimização do trabalho

24/07/2014 17h20

Redação Central, 24 jul (EFE).- Em busca do fortalecimento das relações entre os países e de fórmulas para a otimização do trabalho, 125 Estados-membros da Unesco se reuniram dos dias 22 a 24 deste mês em Astana, no Cazaquistão.

O ministro da Cultura do país anfitrião do encontro, Arystanbek Mukhamediuly, ressaltou a eficácia das Comissões Nacionais que representam os cinco continentes "onde as necessidades comuns e gerais possam ser moldadas de uma forma mais eficaz."

Segundo um comunicado oficial enviado à Agência Efe, Mukhamediuly disse que essa forma de trabalho em comissões e em colaboração com a secretaria-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) torna este órgão mais eficaz e mais próximo das "necessidades culturais dos povos".

O ministro da Cultura destacou que a sede da Unesco em Almaty, no Cazaquistão, para este país e a Quirquízia, o Tadjiquistão e o Uzbequistão está em consonância com a necessidade de aproximar a organização internacional dos povos.

Durante o encontro, foi lembrada a inclusão dos antigos assentamentos de Kayalyk, Karamergen e Talgar, na região de Almaty, e Aktobe, Stepninskoe, Akyrtas, Kulan, Kostobe e Ornek, na região de Zhambyl, como integrantes do denominado corredor Changan Tianshan, da Rota da Seda.

Este corredor, que abrange partes dos territórios cazaque e chinês, foi declarado Patrimônio da Humanidade na reunião realizada pela Unesco em Doha, no Catar, em junho.

O prefeito de Astana, Imangali Tasmagambetov, antigo embaixador permanente do Cazaquistão para a Unesco, recebeu a medalha de honra deste organismo por seu trabalho para proteger a Rota da Seda.

Esta primeira reunião interregional das Comissões Nacionais para a Unesco foi considerada um "sucesso" pelos participantes.