Topo

Vladimir Groisman é nomeado primeiro-ministro interino da Ucrânia

24/07/2014 14h50

Kiev, 24 jul (EFE).- O vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Vladimir Groisman, foi nomeado nesta quinta-feira como premiê interino após a renúncia de Arseni Yatseniuk, disse em seu perfil no Facebook o ministro do Interior do país, Arsen Avakov.

"Vladimir Groisman foi nomeado primeiro-ministro interino durante a reunião do governo", escreveu Avakov poucas horas depois de Yatseniuk renunciar ao posto na Rada Suprema (parlamento da Ucrânia) devido a dois dos três partidos de sua base de apoio - UDAR e Svoboda - terem deixado a coalizão parlamentar.

Yatseniuk justificou sua decisão com o voto contrário do parlamento a uma reforma tributária proposta por seu governo que teria aumentado os impostos e à rejeição de um projeto de lei que teria permitido vender a investidores estrangeiros metade de todos os gasodutos ucranianos.

Em um dia histórico na Rada, os partidos UDAR e Svoboda anunciaram sua saída da coalizão parlamentar para acelerar a convocação de eleições legislativas às quais o Batkivshina, legenda de Yatseniuk e da ex-primeira ministra ucraniana Yulia Tymoshenko, sempre se opôs.

"Não foram votadas as leis e não há dinheiro para pagar policiais, médicos, professores. Não há dinheiro para comprar um fuzil, para pôr combustível nos tanques", lamentou Yatseniuk, citando as necessidades do exercito ucraniano para custear a campanha militar contra os separatistas pró-Rússia no leste do país.

Groisman, de 36 anos, tinha assumido a direção da comissão governamental de investigação da tragédia com o Boeing 777 da companhia Malaysia Airlines, que caiu com quase 300 pessoas a bordo no leste da Ucrânia, em uma região controlada por separatistas pró-Rússia.

Natural de Vinnitsa, no centro-oeste da Ucrânia, Groisman tornou-se prefeito da cidade em 2006, e foi nomeado vice-primeiro-ministro do governo ucraniano em fevereiro deste ano, depois da queda do ex-presidente Viktor Yanukovich.

Casado e com três filhos, Groisman não é filiado a nenhum partido político.