Topo

Irã detém três jornalistas, entre eles um correspondente do "Washington Post"

Foto de novembro de 2013 mostra Jason Rezaian, correspondente do "Washington Post" no Irã; Rezaian e outros dois jornalistas foram detidos em Teerã - Zoeann Murphy/The Washington Post/AP Photo
Foto de novembro de 2013 mostra Jason Rezaian, correspondente do "Washington Post" no Irã; Rezaian e outros dois jornalistas foram detidos em Teerã Imagem: Zoeann Murphy/The Washington Post/AP Photo

Em Teerã

25/07/2014 11h16Atualizada em 25/07/2014 11h25

As autoridades iranianas mantêm detidos há dois dias três jornalistas, entre eles o correspondente do "Washington Post", Jason Rezaian, sem que por enquanto tenham sido divulgados os motivos de sua detenção, confirmaram à Agência Efe fontes oficiais iranianas.

Os outros detidos são a esposa de Rezaian, Yeganeh Salehí, correspondente em Teerã do jornal de Dubai "The National", a fotógrafa iraniana Mariam Rahmaní, que colabora para o "Washington Post" e outros meios de comunicação, e seu marido que, segundo diversas informações, é também repórter gráfico.

Autoridades iranianas confirmaram à Agência Efe a detenção de Rezaian, Salehí e Rahmaní, mas não quiseram informar os motivos das mesmas até que "finalize o processo administrativo".

Rezaian, de 38 anos, tem dupla nacionalidade, americana e iraniana, cresceu nos Estados Unidos e há vários anos chegou a Teerã para exercer o jornalismo.

Trata-se de um dos muito poucos correspondentes de meios de comunicação ocidentais credenciados como correspondentes permanentes no Irã e o único americano.

Ele trabalha para o "Washington Post" desde 2012.

Este jornal assegurou ontem que tinha "relatórios críveis" que indicavam que seu correspondente e sua esposa tinham sido detidos na terça-feira pela noite.

"Estamos muito inquietos por estas notícias e preocupados com o bem-estar de Jason, Yeganeh e outros dois que aparentemente foram detidos com eles", disse em comunicado o diretor de Internacional do "Washington Post", Douglas Jehl.

Fontes iranianas que pediram o anonimato assinalaram à Efe que a detenção de Rezaian e Salehí aconteceu na terça-feira, na porta da residência do casal, e que foi realizada por agentes do serviço de Inteligência.