Topo

Incêndios exige retirada de mais de mil pessoas no norte da Califórnia, EUA

27.jul.2014 - Aeronave sobrevoa incêndio em Plymouth, no norte da Califórnia - Max Whittaker/Reuters
27.jul.2014 - Aeronave sobrevoa incêndio em Plymouth, no norte da Califórnia Imagem: Max Whittaker/Reuters

27/07/2014 18h56

Vários focos de incêndio no norte da Califórnia (Estados Unidos) obrigaram a retirada de mais de mil pessoas, destruíram dez casas e põem em perigo partes do Parque Nacional de Yosemite, informaram neste domingo fontes oficiais.

O leste da cidade de Sacramento é uma das regiões mais afetadas, mas as equipes de bombeiros conseguiram conter as chamas em 35% dos mais de 1.500 hectares incendiados, afirmou o Departamento Florestal e Incêndios da Califórnia em comunicado.

Outro incêndio em Yosemite está ficando fora de controle pelo forte vento e ameaça a cidade de Plymouth, próxima a Sacramento.

Cerca de 1.500 bombeiros, seis aviões e seis helicópteros de extinção de incêndios trabalham sem descanso para deter o avanço das chamas.

A Cruz Vermelha habilitou um refúgio para 1.200 pessoas precisaram ser evacuadas de mais de 500 de casas ameaçadas pelos incêndios.

A longa seca que afeta a Califórnia e as condições meteorológicas, com fortes rajadas de vento e baixa umidade, propiciaram estes incêndios.