Topo

USP fecha acordo com universidades da Argentina e do México

No Rio de Janeiro

29/07/2014 14h58

A USP (Universidade de São Paulo) fechou um acordo nesta terça-feira com as universidades de Buenos Aires, UBA, e Autônoma do México, UNAM, o qual prevê o reconhecimento de títulos, o intercâmbio de alunos e colaborações para buscar fontes de financiamento.

O acordo foi assinado pelos reitores da USP, Marco Antonio Zago; da UBA, Alberto Edgardo Barbieri, e da UNAM, José Narro, durante o Encontro Internacional de Reitores de Universia, encerrado hoje Rio de Janeiro e que contou com 1.103 reitores de centros acadêmicos de 33 países.

A carta de intenções prevê a formação "imediata" de um comitê executivo que atuará como agente de definição de estratégias e de atividades conjuntas entre as três universidades, as mais importantes dos países onde se encontram.

O acordo tripartite pretende potenciar a integração acadêmica e cultural da América Latina, considerando "inadiável" o impulso à "estrada do conhecimento latino-americano", como menciona o documento assinado.

As três universidades se comprometeram a fortalecer os intercâmbios de alunos e acadêmicos das respectivas universidades em áreas de interesse comum, assim como o reconhecimento mútuo das trajetórias acadêmicas, tanto nos níveis de graduação como de pós-graduação, o que supõe o reconhecimento de títulos e também facilita a mobilidade.

Nesse sentido, os três centros promoverão a unificação de critérios para permitir a validação recíproca de carreiras acadêmicas, respeitando as especificidades de cada instituição.

Na medida do possível, as universidades também se comprometeram a unificar os sistemas de indicadores de rendimento acadêmico usados pelas três instituições.

Além disso, o acordo prevê a definição de programas docentes compartilhados, tanto em graduação como em pós-graduação, e a harmonização de suas respectivas regulações para projetos de mobilidade.

A carta também indica que as universidades desenvolverão programas de pesquisa conjuntos sobre temas sociais, científicos e culturais, assim como o compartilhamento de recursos e experiências em áreas de inovação e tecnologias da informação.