Topo

Forte tufão deixa quatro mortos no Japão; 600 voos foram cancelados

De Tóquio

09/08/2014 23h04

O poderoso tufão Halong deixou, em sua passagem pelo Japão, pelo menos quatro mortos e 600 voos cancelados, por causa dos fortes ventos e da intensa chuva que, segundo a Agência Meteorológica japonesa, continuarão neste domingo (10).

O 11º tufão da temporada chegou neste sábado (9) ao sul do país. Por volta das 8h do domingo (20h de sábado em Brasília) estava a cerca de 50 quilômetros ao sul da prefeitura de Hokushima, ilha de Shikoku, no sul do país, e viajava para o noroeste a uma velocidade de 20 km/h.

As inundações e deslocamentos de terra causados pelo tufão deixaram pelo menos quatro mortos, entre eles um homem de 78 anos na prefeitura de Iwate (noroeste), que foi arrastado pela água que transbordou de um canal de irrigação.

Vários municípios de Mie, no centro do país, declararam alerta por causa das fortes chuvas e retiraram três mil moradores de suas casas.

Cancelamentos afetaram mais de 20 mil pessoas

As intensas chuvas e ventos de até 200 km/h registrados neste sábado provocaram o cancelamento de voos ao menos 500 no sudeste do país, a maioria deles operados pelas duas principais companhias japonesas, Japan Airlines e All Nippon Airways.

Os cancelamentos afetaram mais de 20 mil pessoas, já que está é uma época de vários deslocamentos domésticos pelo começo da tradicional festividade japonesa "O-bon", que celebra os mortos.

Outros cem voos foram suspensos neste domingo, informou a agência de notícias Kyodo.

Ondas de até 12 metros são previstas

As precipitações poderão alcançar neste domingo entre 250 e 500 milímetros em diversas regiões do centro e do norte do país, e chegarão a 300 milímetros na de Kanto, onde fica a área metropolitana de Tóquio, segundo as previsões da Agência Meteorológica japonesa.

Os fortes ventos também criarão ondas de até 12 metros de altura.

Halong deve, de acordo com as previsões, atravessar o centro e o oeste do país neste domingo, até chegar ao Mar do Japão.