Topo

Maduro nomeia filha de Chávez embaixadora alterna da Venezuela na ONU

Em foto de abril de 2013, Nicolás Maduro abraça Mara Gabriela, filha de Hugo Chávez, durante pronunciamento no palácio de Miraflores, em Caracas - Prensa Miraflores/EFE
Em foto de abril de 2013, Nicolás Maduro abraça Mara Gabriela, filha de Hugo Chávez, durante pronunciamento no palácio de Miraflores, em Caracas Imagem: Prensa Miraflores/EFE

Em Caracas

14/08/2014 02h06Atualizada em 14/08/2014 10h49

A filha do presidente venezuelano Hugo Chávez, morto em 2013, María Gabriela Chávez, foi designada na quarta-feira (13) embaixadora alterna da Venezuela na Organização das Nações Unidas, informou o ministro das Relações Exteriores, Elías Jaua.

"O presidente Nicolás Maduro designou a companheira María Gabriela Chávez como embaixadora alterna nas Nações Unidas", disse o chanceler venezuelano durante um ato público de "solidariedade com a Palestina".

A designação do executivo venezuelano pretende "reforçar o trabalho" do atual embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada, para que a filha do ex-presidente "leve uma mensagem, essa mensagem profunda do presidente Hugo Chávez", acrescentou Jaua.

A nomeação, assinalou o ministro, busca fortalecer a política "no campo das Nações Unidas", de continuar a levar uma "mensagem de paz e promover um mundo pluripolar, um mundo multicêntrico".

"Para que os povos da África, do Oriente Médio, da Ásia profunda, de nossa América, os povos do mundo, para que os pobres do mundo, continuem a sentir sua solidariedade, a fraternidade do comandante Hugo Chávez", acrescentou.


Além disso, o ministro das Relações Exteriores venezuelano felicitou o trabalho que "Jorge Valero cumpriu, cumpre e continuará cumprindo como nosso embaixador no Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas".

A recém designada embaixadora, a segunda dos quatro filhos de Chávez, é quem manteve uma posição mais alta na política venezuelana fazendo aparições públicas em atos de governo, tanto no de Maduro como no de seu pai.

María Gabriela não é, no entanto, a única dos filhos de Chávez que ocupa cargos no governo venezuelano. Sua irmã Rosa Virgínia foi designada por Maduro presidente do programa social "Missão Milagro".

Chávez morreu em 5 de março do ano passado de um câncer pélvico.