Topo

Ban Ki-moon se diz "profundamente decepcionado" com fim da trégua em Gaza

19/08/2014 22h36

Nações Unidas, 19 ago (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se mostrou "profundamente decepcionado" nesta terça-feira com o rompimento da trégua que estava vigente na Faixa de Gaza e pediu que israelenses e palestinos não permitam uma escalada do conflito.

A trégua foi quebrada horas antes de expirar com o lançamento de vários foguetes da Faixa de Gaza em direção a Israel que, em resposta, atacou vários pontos do território palestino.

Em declaração divulgada por seu escritório de imprensa, Ban condenou "nos mais duros termos" o rompimento da trégua que expiraria no final desta terça-feira e lamentou o reatamento das hostilidades.

O secretário-geral da ONU lembrou aos dois lados "sua responsabilidade para que não permitam uma escalada da situação", e manifestou seu apoio às conversas que estavam acontecendo no Cairo, a capital do Egito.

"As esperanças do povo de Gaza para um futuro melhor e as do povo de Israel para uma segurança duradoura dependem das conversas no Cairo", acrescentou Ban em sua declaração.