Topo

Abbas e Meshaal se reunirão em Doha com emir do Catar

21/08/2014 04h50

Doha, 21 ago (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reunirá nesta quinta-feira com o emir do Catar, Tamin bin Hamad Al-Thani, e com o líder do Hamas no exílio, Khaled Meshaal, após a ruptura da trégua e das negociações com Israel há dois dias.

Serão abordarão os últimos ebentos na Faixa de Gaza e as possibilidades de ajudar o povo palestino diante dos ataques israelenses, divulgou a agência oficial catariana, "Qna".

O embaixador palestino no Catar, Monir Ghanam, declarou na terça-feira ao jornal "Catar Tribune" que o propósito da visita de Abbas é discutir com o líder catariano sobre a atual crise em Gaza, as conversas no Egito em busca de um cessar-fogo entre palestinos e israelenses e sobre como aliviar o severo sofrimento humano que sofre a faixa.

Abbas chegou ontem a Doha, onde Meshaal mora com o respaldo das autoridades locais.

O chefe da delegação palestina, Azzam al Ahmad, confirmou na terça aos jornalistas no Cairo o fim das negociações, e responsabilizou diretamente Israel.

Desde o fim da trégua pelo menos 20 pessoas morreram do lado palestino, entre eles dois familiares de Mohamad al Deif, chefe do braço armado do Hamas em Gaza, que ameaçou atacar o aeroporto internacional de Tel Aviv.

A ruptura do cessar-fogo arruinou também o processo de negociação para uma cessação permanente das hostilidades.