Topo

Governador do Missouri ordena retirada da Guarda Nacional de Ferguson

Em Washington

21/08/2014 15h49

O governador do Missouri, Jay Nixon, ordenou nesta quinta-feira (21) a retirada da Guarda Nacional da cidade de Ferguson após vários dias de distúrbios pela morte de um jovem negro por disparos de um policial branco.

A decisão do governador é anunciada depois de uma noite de protesto pacífico na qual não se registraram incidentes de gravidade, depois da visita do procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder.

"Enquanto continuamos vendo melhoras, ordenei à Guarda Nacional do Missouri que comece sistematicamente o processo de retirar-se da cidade de Ferguson", declarou o governador em comunicado.

Nixon mobilizou a Guarda Nacional na segunda-feira passada depois que se intensificaram os enfrentamentos entre a polícia e alguns manifestantes, que as autoridades disseram que vinham de fora de Ferguson, um subúrbio situado ao norte de Saint Louis.

"Desde então, a situação melhorou consideravelmente com menos incidentes de instigadores de fora interferindo com manifestantes pacíficos, e menos atos de violência", disse Nixon.

Segundo a imprensa local, a polícia deteve 163 pessoas, das quais apenas sete eram de Ferguson, desde que começaram os protestos pela morte a tiros de Michael Brown, de 18 anos, no dia 9 de agosto.

A Patrulha de Estradas do Missouri continuará ajudando a polícia de Saint Louis e do condado a dar uma "resposta apropriada" aos incidentes enquanto "protegem os direitos de todos os cidadãos pacíficos", acrescentou Nixon.