Topo

Vice-presidente argentino é acusado em novo caso de corrupção

21/08/2014 18h50

Buenos Aires, 21 ago (EFE).- O vice-presidente da Argentina, Amado Boudou, voltou a ser acusado nesta quinta-feira em um novo caso por supostas manobras fraudulentas com fundos destinados a um plano de habitação em um município litorâneo da província de Buenos Aires, informou hoje a imprensa local.

O promotor Gerardo Pollicita decidiu iniciar uma investigação contra Boudou depois que foram apresentadas denúncias por suposta violação dos deveres de funcionário público, administração fraudulenta, suborno, desvio de recursos públicos e tráfico de influência na cidade do litoral, onde Boudou foi secretário da Fazenda.

"Será objeto de investigação em autos a existência de manobras fraudulentas supostamente cometidas com fundos do Plano Federal de Habitação fornecidos pelo governo nacional para a construção de 484 casas e duas escolas", afirmou o promotor, segundo o site do jornal "La Nación".

A acusação, apresentada pelo vereador Marcos García, se remete a uma licitação de 2005 nesse município, situado a 350 quilômetros ao sul de Buenos Aires.

Segundo a denúncia, o orçamento original previa que 20 milhões de pesos (US$ 2,39 milhões) seriam destinados à obra, mas depois houve um acréscimo de 6 milhões de pesos (US$ 718 mil).

A companhia vencedora do processo licitatório, Cantera FC, deveria terminar a construção em 2006, mas, um ano mais tarde, as duas escolas e metade das casas não estavam finalizadas, mesmo depois que dois terços do valor foram pagos, afirmou García.

"É preciso investigar por que foi feito o pagamento à Cantera e por que houve o acréscimo", afirmou o litigante.

O promotor também acusou o ministro do Planejamento Federal Julio de Vido, já que os fundos partiram desse Ministério, e o prefeito do município do litoral, Juan Pablo de Jesús.

Boudou responde atualmente a um processo pela suposta compra irregular da gráfica de papel-moeda Ciccone durante sua gestão à frente do Ministério da Economia (2009-2011).

Além disso, o vice-presidente argentino também foi processado no início deste mês em outro caso por ter supostamente falsificado a documentação de um automóvel de sua propriedade.