Topo

Rússia anuncia que comboio entrará na Ucrânia mesmo sem permissão de Kiev

22/08/2014 05h38

Moscou, 22 ago (EFE).- A Rússia anunciou nesta sexta-feira que seu comboio com ajuda humanitária para a população do leste da Ucrânia entrará no país mesmo sem obter autorização do governo de Kiev.

"A parte russa decidiu atuar. Nossa unidade com carga humanitária começa a se dirigir para Lugansk", advertiu a chancelaria russa, que acusa as autoridades ucranianas de atrasarem intencionalmente os procedimentos alfandegários.

Segundo uma declaração publicada na página oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, "os intermináveis atrasos artificiais para começar a entrega da ajuda humanitária russa às regiões do sudeste da Ucrânia são intoleráveis".

Moscou advertiu contra qualquer tentativa de impedir essa missão humanitária e alertou que a responsabilidade por possíveis provocações recairá "sobre aqueles que estão dispostos a continuar sacrificando destinos humanos em prol de suas ambições e planos geopolíticos".

E lembrou que a coluna formada por mais de 260 caminhões permanece na fronteira russo-ucraniana há mais de uma semana apesar dos esforços "sem precedentes" para cumprir todas as formalidades necessárias.

"Enquanto isso, Kiev há vários dias adia dar seu aval, necessário ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, inventando novos pretextos e, ao mesmo tempo, intensificando seus ataques contra Lugansk e Donetsk", acrescentou a declaração.

Moscou explicou que na quarta-feira começaram os procedimentos alfandegários, mas ontem eles foram suspensos sob o argumento de que os combates se intensificaram na cidade de Lugansk.

"Em outras palavras, as autoridades ucranianas bombardeiam elas mesmas o ponto de destino da ajuda (humanitária) e por esse mesmo motivo proíbem que o transporte até ali", acusou a declaração.

A julgar por tudo, acrescentou o Ministério de Relações Exteriores, Kiev se coloca como objetivo tomar de maneira definitiva as cidades de Lugansk e Donetsk até 24 de agosto, quando Ucrânia celebra o Dia da Independência.

O comboio, com cerca de duas mil toneladas de ajuda, partiu dos arredores de Moscou há dez dias e há oito está na fronteira com a Ucrânia.