Topo

Líder dos rebeldes xiitas ordena "desobediência civil" na capital do Iêmen

31/08/2014 18h30

Sana, 31 ago (EFE).- O líder do movimento rebelde xiita do Iêmen, Abdel Malek al Huti, convocou seus seguidores neste domingo para iniciar amanhã, segunda-feira, uma campanha de "desobediência civil" em Sana para forçar a destituição do governo.

Em discurso, televisionado pelo canal do movimento, Huti ordena a "desobediência civil" para dar início "a terceira fase da escalada revolucionária", a qual tem o objetivo de fazer com que as autoridades revoguem sua decisão de anular o subsídio aos combustíveis.

"Faço uma chamada aos residentes da capital Sana a se concentrar amanhã de manhã na Praça da Mudança", disse o dirigente xiita, que também pediu "paciência e determinação" aos seus seguidores.

Espera-se que os manifestantes se concentrem em frente aos ministérios e outras sedes governamentais e fechem suas avenidas, o que poderia gerar uma intervenção por parte das autoridades.

Desde o final de julho, quando o governo iemenita decidiu retirar os subsídios aos combustíveis, Huti convoca manifestações quase que diárias em Sana e em outras cidades do país para pedir a anulação dessa decisão.

Os preços dos combustíveis subiram mais de 70% no país, o que fez com que milhares de milicianos houthis se concentrassem na entrada de Sana há duas semanas para forçar a renúncia do governo do país.

Há dois dias, o presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, afirmou que o "desdobramento planejado" das milícias do movimento de Huti, também conhecido como Ansar Alá, representa uma ameaça para a segurança e a estabilidade do país.

O Conselho de Segurança da ONU, no dia anterior, emitiu um comunicado em que pedia a Huti pôr fim aos protestos e agressões contra o governo iemenita, principalmente com a retirada de seus milicianos dos arredores de Sana.

Os houthis, que pegaram em armas em 2004 dirigidos por Hussein al Huti, pai do atual líder, controlam desde 2010 a província setentrional de Saada, embora tenham avançado suas área de controle nos últimos meses.