Topo

Rui Falcão diz que reduzir investimentos no pré-sal vai sacrificar o Brasil

01/09/2014 18h56

São Paulo, 1 set (EFE).- O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou nesta segunda-feira que as propostas de reduzir investimentos do pré-sal feitas pela candidata do PSB, Marina Silva, significam "sacrificar" o desenvolvimento do país.

"Sem o pré-sal, teremos que importar petróleo e sacrificar o desenvolvimento do país", explicou o presidente à Agência Efe pouco antes do início do debate entre presidenciáveis promovido pelo "SBT".

Falcão também criticou qualquer proposta de redução dos investimentos na Petrobras e na área energética brasileira: "reduzir os investimentos no pré-sal é atingir o coração da Petrobras, mais que isso é cancelar nosso passaporte para o futuro".

Para o presidente do partido da candidata Dilma Rousseff, os investimentos no setor é que podem gerar recursos para educação e saúde.

"É dos royalties do petróleo que virão mais recursos para educação, (recursos estimados em) 75%, e 25% para a saúde. O petróleo não é só energia, também é matéria prima de plásticos, de fertilizantes e vai propiciar investimentos na indústria naval, gerar empregos".

Sobre o empate entre Dilma e Marina, Falcão já conta com o segundo turno, mas continua otimista, pois considera a pesquisa como um "retrato do momento"

"Nós continuamos liderando as pesquisas, e minha esperança é que continuemos assim e esperamos vencer as eleições no segundo turno", disse Falcão à Agência Efe.

ic//id